sábado, 30 de março de 2013

História e Renascimento

Não é tarefa fácil contar a história de qualquer coisa, pessoa ou acontecimento. O ponto de vista daquele que conta sempre tem um viés de sua própria personalidade, assim como para tudo que é dito ou escrito. Mas como algo precisa ser falado sobre o UNI for Jung para este blog, e eu estive envolvido em quase tudo que a ele se refere desde o seu início, corro eu mesmo este risco. E peço a quem desejar colaborar com acréscimos a estas linhas, que possa fazer seus comentários.

Fortaleza, Sábado 30 de março de 2013.

Sidarta Cavalcante



UM INÍCIO PELO MITO

O UNI for Jung é um movimento de universitários que nasceu em 2011, na Universidade de Fortaleza, Ceará, Brasil. Inicialmente, existia a simples vontade de estudar Jung e a Psicologia Analítica na academia. É importante frisar que esse interesse contou, desde o princípio, com o apoio da coordenadora do curso de Psicologia da Unifor, Profa. Patrícia Passos, que facilitou todas as coisas para nós, e toda a equipe da coordenação, principalmente Profa. Rosita e Carol.

A primeira iniciativa veio em agosto de 2011, através da Mitologia, quando eu, Sidarta Cavalcante, e Krishnamurti Ferreira tivemos a ideia de fundar um grupo de estudos autônomo: o GEMIOS (Grupo de Estudos em Mitologia & Simbolismo), formado apenas por alunos. Logo se juntaram a nós Neyla Moreira e José Lopes Neto, dentre outros colaboradores, em sua maioria estudantes de Psicologia.

Estudamos, debatemos e viajamos juntos com Joseph Campbell em seu livro Mito e transformação. É claro que, em alguns momentos, nós tivemos de colocar os pés no chão. Mas o mitólogo estadunidense, que em sua obra passeia pelos mitos gregos, egípcios, hindus, nórdicos, africanos, ameríndios, cristãos, budistas, etc., ele próprio estimula nossa imaginação ao fazer comparações entre todas essas histórias e a vida cotidiana. Contendo dois capítulos explicando de forma didática alguns dos conceitos junguianos, o texto foi para nós uma excelente porta de entrada à teoria do famoso (porém ainda incompreendido) psiquiatra suíço.


O MOVIMENTO E OS JUNGUIANOS

Com o crescente, embora ainda pequeno, interesse na Psicologia Profunda de Jung, trouxemos alguns profissionais, como André Dantas, Selene Mazza, Heráclito Pinheiro e Nistai Nascimento, além das participações de André Feitosa de Sousa e Marcília Simeão, para compartilharem um pouco de suas experiências conosco em sala de aula.

[Em 25 de setembro de 2011, às 09:51, nasce oficialmente o UNI for Jung, com a criação de um grupo na rede social Facebook]

O primeiro grupo de estudos na Universidade de Fortaleza, ainda no final de 2011, teve a coordenação da psicóloga de orientação junguiana Jarlem Cunha, então supervisora do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UniforEm 2012.1, o grupo ficou sob minha coordenação e, em 2012.2, contou com a orientação e coordenação da psicóloga junguiana e Profa. Dra. Selene Mazza. Neste período, se juntaram ao grupo Luiza Farias, Débora Carvalho e Aryane Rosa.

A UNIVERSIDADE COMO CAMPO DE DIVULGAÇÃO

Além das aulas, divulgações pelo Facebook e grupos de estudos, realizamos vários eventos. O primeiro aconteceu em 14 de abril de 2012: Psicologia & Espiritualidade - Uma conversa entre Carl Jung e Ken Wilber, com palestras da Profa. Dra. Gisneide Nunes Ervedosa e do Prof. Ms. Farley Valentim e apresentação de Manuele Ferrer, representando o LAROSAE, e eu, representando o GEMIOS. Na manhã deste sábado pós-Páscoa, tivemos um público estimado de 70 pessoas.

Já no final deste semestre de 2012, os estudantes da Universidade Estadual do Ceará Isabela Damasceno, Jonas Torres e Emanuel Simões organizaram o I Ciclo de Psicologia Analítica da UECE, um conjunto de 10 palestras semanais, no auditório do Centro de Humanidades daquela universidade. Numa destas palestras, em conversa entre os estudantes Yuri Cavalcante (UFC), Luan Yves (UFC), Isabela Damasceno (UECE), Emanuel Simões (UECE) e eu (Unifor), nasceu a ideia de um encontro da comunidade junguiana do Ceará, semente do que posteriormente se transformaria no 1º Simpósio de Psicologia Junguiana do Ceará. Participamos de reuniões na casa de Isabela e depois em cafés e bares, e a ideia foi ganhando apoio entre outros grupos junguianos de Fortaleza, principalmente o Sizígia e o Labirinto.

O segundo evento, em 18 de agosto de 2012, teve o tema Individuação & Destino, com palestras dos psicólogos junguianos Evaldo Costa e Farley Valentim e as participações dos professores da Unifor Maíra Maia e Carlos Velázquez, com auditório lotado e público de 120 pessoas. Este grande trabalho contou com a colaboração dos estudantes Fabrícia Rodrigues, Bergson Paulino, Benedito Júnior, além de Débora Carvalho, todos já fazendo parte de nossos grupos de estudos. Neste dia, tivemos a presença da Livraria Paulus, que promoveu o evento, e expôs seus livros junguianos para venda.

Neste segundo semestre de 2012, já estávamos reunindo estudantes da UECE, UFC, Unifor e FATECE, juntamente com os grupos junguianos Sizígia (Farley Valentim, João Vicente Menescal e Selene Mazza) e Labirinto (André Dantas, Ana Karine Souto, Iana Martins), para a elaboração de eventos em conjunto e início de planejamento do 1º Simpósio de Psicologia Junguiana do Ceará.

Criamos o CINE for Jung, que estreou no dia 24 de outubro de 2012, com o filme Lua Cambará, e contou com a presença do cineasta cearense e diretor do filme, Rosemberg Cariry, além de comentários de Farley Valentim, Carlos Velázquez e Maíra Maia. O 2º CINE for Jung aconteceu em 24 de novembro do mesmo ano, quando apresentamos o documentário Batman desmascarado: A Psicologia do Cavaleiro das Trevas, com os comentários de Filipe Jesuíno e Luciana Sousa, e apresentação de José Lopes Neto. Ambos os eventos ocorreram na Unifor.

1913 - 2013

O evento mais recente, Os Tipos Psicológicos na Teoria de Jung, palestra de Selene Mazza, com apresentação de Farley Valentim e organização da empresa Ligare Eventos, aconteceu no sábado 9 de março de 2013, no Teatro Celina Queiroz, e contou com um público presente de cerca de 340 pessoas, confirmando o sucesso da Psicologia Analítica em Fortaleza. Foi o primeiro evento preparatório para o 1º Simpósio de Psicologia Junguiana do Ceará, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de junho de 2013, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

O que será daqui em dante, seremos nós quem iremos construir. Acredito que, neste novo século cheio de desafios, a Psicologia Analítica e a Universidade têm muito o que oferecer uma à outra. É por isso que é de suma importância, 100 anos depois de Carl Jung deixar a Universidade, seu retorno à Academia: o potencial da Psicologia Junguiana, pela sua própria natureza, de fazer pontes não só entre as várias abordagens psicológicas, mas também com outras ciências e saberes.

É esta a principal virtude que desejamos enfatizar através do UNI for Jung: o estabelecimento de pontes de diálogo dentro e fora da Psicologia Analítica.

Que este espaço seja mais um lugar propício para mais esta aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário